Saiba o que fazer quando a situação da habilitação RADAR Siscomex da sua empresa está suspensa

O RADAR Siscomex é a primeira habilitação necessária para empresa começar suas operações de importação e exportação.

Atualmente o RADAR está dividido em três modalidades: expressa, limitada e ilimitada.

A habilitação no RADAR Siscomex é dada pela Receita Federal do Brasil, sendo necessário efetuar o pedido somente uma vez independentemente do número de importações e ou exportações efetuadas pela empresa.

Entretanto na hipótese de inatividade de operações de importações e ou exportações pelo um período consecutivo de 12 meses, automaticamente ocorre a suspensão do RADAR SISCOMEX, sendo necessário o pedido de uma nova habilitação.

Ou seja, se sua empresa se encontra com a Habilitação Radar Siscomex Suspensa, é necessário fazer uma nova habilitação através do portal único de comércio exterior ou via e-dossiê digital.

Reativação do RADAR via Portal Único

Esta situação é indicada para as empresas estão com a habilitação radar siscomex suspensa por não terem utilizado no período de um ano e que estão começando as suas operações em comércio exterior.

Para essa situação não é requerido nenhuma documentação específica a ser apresentada e o limite para operações de importação será enquadrado de forma automática, através da soma de recolhimento de impostos (PIS, COFINS, CSLL, IRPJ) ou recolhimentos previdenciários dos últimos 04 anos o que for maior, e sem limites para operações de importação, onde geralmente é deferido o RADAR Limitado de USD 50.000,00 semestral para importação.

Habilitação via E- dossiê digital

Quando não é possível, realizar a reativação via portal único, é necessário entrar com um processo de habilitação via e-dossiê digital através do e-cac, ou seja, considerando essa hipótese é necessário apresentar documentos que comprovem a capacidade financeira e operacional da empresa.

Para saber mais sobre Habilitação RADAR SISCOMEX SUSPENSA ligue para 11 4114-6161 ou clique aqui, ou entre em contato através do e-mail contato@supportcomex.com.br